Alimentos Que Pioram Os Sintomas Da TPM

Alimentos que pioram os sintomas da TPM

Alimentos que pioram os sintomas da TPM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tensão pré-menstrual, ou TPM, é o nome que se dá a uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação. São milhares de mulheres que sofrem desse mal  e os sintomas são os mais variados. Você sabia que a alimentação interfere nisso? Pois é, existem Alimentos Que Pioriam Os Sintomas Da TPM.

Se você nunca sentiu a TPM na própria pele seguramente já deve ter visto alguma mulher próxima a você que do nada aparece diferente pra não dizer “transtornada”, com o humor alterado, uma tolerância zero e uma irritabilidade fora do comum e logo algum  espertinho diz: liga não…. deve estar com TPM.  Devido a essas alterações a TPM já recebeu vários apelidos como Tocou, Perguntou, Morreu ou  Todos Problemas Misturados. Tudo isso devido ao mix de sintomas que acompanham a mulher nessa fase pré-menstrual.

Se por um lado existem alimentos capazes de aliviar os sintomas da TPM, por outro existem alimentos que pioram os sintomas da TPM, ou seja, exercem o efeito completamente contrário. Importante você saber que a deficiência de certos nutrientes pode potencializar alguns problemas comuns a todas as mulheres durante esse período, como a ansiedade, a irritabilidade, a cefaleia, o inchaço, desejo por doces e chocolates, etc.

Confira os vilões:

Frituras e carne vermelha – O excesso de gordura aumenta a produção das prostaglandinas, substância que pode aumentar a sensibilidade. Além disso, a gordura aumenta a inflamação crônica do corpo e piora as cólicas, a dor de cabeça e as alterações de humor.

Açúcar – Para algumas mulheres, a substância causa alterações de humor e aumenta a irritabilidade. Também piora a retenção de líquidos e pode causar o inchaço das mãos e dos pés. Cortar o açúcar da dieta não é a solução, já que pode piorar ainda mais o humor. O ideal é ir trocando os doces pelas frutas frescas e secas.

Refrigerantes, sal e enlatados – Todos estes alimentos são cheios de sódio, que aumentam a retenção de líquidos e a sensibilidade nos seios.

Café, chá preto ou verde e chocolate – aumenta a irritabilidade e piora a qualidade do sono. Na TPM, pode deixar os seios mais sensíveis.

Confira os mocinhos:

Feijão - Contém altas quantidades de magnésio, um nutriente que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e também aumenta os níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Grão de bico, aveia e arroz integral – Os alimentos têm três nutrientes importantes para a mulher: o magnésio, o manganês e a vitamina B6. O manganês ajuda a equilibrar o humor e melhora os sintomas da depressão, e a vitamina B6 ajuda a reduzir a irritabilidade e as dores nos seios.

Leite desnatado/iogurte e vegetais de folhas verde-escuras – é indicado, principalmente, para as mulheres que sofrem com cólicas menstruais e com retenção líquida. Isso porque o cálcio diminui a contração muscular, as dores nas costas e até o nervosismo.

Sintomas mais comuns da TPM

Irritabilidade, depressão, desejo doces, inchaço, dor nas mamas e agressividade. Dor de cabeça é outra queixa frequente. A mulher também chora fácil sem saber exatamente por que e pode explodir sem motivo.

Qual a origem da TPM?

Segundo a ginecologista Patrícia Biavaschi a origem da TPM é multifatorial – pode ser causada pela alteração hormonal e também por fatores emocionais, comportamentais e socioculturais, informou.

De acordo com a médica, a TPM é mais freqüente a partir dos 30 anos. Segundo a Associação Catarinense de Medicina, de 40 a 75% das mulheres têm, em algum nível, tensão pré-menstrual.

Existe tratamento?

Não existem tratamentos específicos para a TPM, pois os sintomas variam muito de uma mulher para outra mas, com algumas medidas, é possível amenizar esses sintomas atribuindo uma melhora a eles. A realização de atividades físicas pelo menos três vezes por semana; evitar o consumo de álcool e cigarro e alimentação equilibrada reduzem consideravelmente os sintomas. Uma pequena minoria precisa de uma maior atenção médica. Daí a importância de visitar regularmente o ginecologista.

Autoconhecimento

Segundo a Dra Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com Tensão Pré-Menstrual do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo, o mais importante de todos é o autoconhecimento. Ninguém pode trabalhar com uma coisa que não conhece, portanto a mulher deve conhecer seu corpo e os sintomas que apresentam. Depois do autoconhecimento é procurar vencer esses sintomas. Os hormônios mudam nosso humor? Mudam. Vamos, então, trabalhar com eles. A mulher já venceu tantos obstáculos que conseguirá vencer mais esse facilmente, desde que queira.

Agora que você conhece os Alimentos Que Pioriam Os Sintomas Da TPM esteja atenta no seu próximo ciclo mentrual e evite-os.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/conheca-os-alimentos-que-melhoram-os-pioram-os-sintomas-da-tensao-pre-menstrual-2910607#ixzz2g1soCVpe

 

 

About Juliana Nakabayashi

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Alimentação Desintoxicante
Comments are closed.